A franquia do seguro automóvel, tal como os preços praticados pelos serviços que prestam, varia de seguradora para seguradora.

No momento em que procura eleger um seguro adequado para si deve estar bastante atento aos valores da franquia, uma vez que estes vão exercer uma influência direta sobre o preço do seguro, isto é, o prémio de seguro será bastante diferente se tiver uma franquia alta, baixa, ou se não tiver, de todo, franquia.

Mas afinal, o que é uma franquia? A franquia é, nada mais nada menos, que o valor que fica a seu encargo, enquanto tomador de seguro, em caso de sinistro. Ou seja, corresponde ao valor até ao qual a seguradora não se responsabiliza, em caso de sinistro.
Imagine que se envolve num acidente do qual resultam danos de objetos segurados. Imagine, ainda, que na sua apólice de seguro existe uma cláusula de franquia e que o valor para a reparação desses danos é inferior ou igual ao valor da franquia. Neste caso, a responsabilidade de pagamento dos danos seria da sua responsabilidade. A seguradora apenas se responsabilizaria pelo prejuízo que fosse acima do valor da franquia, previamente estabelecida no contrato, até ao montante do capital seguro.

A franquia do seguro automóvel pode assumir diversas modalidades, contudo, este valor tem sempre de ser definido nas condições específicas do seu contrato de seguro: podem ser fixas- e mantêm-se independentemente dos danos do acidente- ou variáveis e definidas com base numa percentagem do valor do carro ou dos danos; absolutas– sendo sempre dedutíveis- ou relativas- havendo um determinado valor para atuar. Podem, ainda, ser facultativas- negociadas entre a seguradora e o tomador de seguro- ou obrigatórias.

Um aspeto a salientar em relação às franquias do seguro automóvel, é que estas assumem formas de funcionamento diferente, dependendo do tipo de seguro que tem: seguro de responsabilidade civil ou seguro de danos próprios. Assim, se tem um seguro de responsabilidade civil, em caso de sinistro, a seguradora paga a totalidade dos danos aos terceiros que são lesados no acidente. Depois, o tomador do seguro fica responsável pelo pagamento do valor da franquia à companhia de seguros.
No caso de ter um seguro de danos próprios, o valor da franquia é logo deduzido ao valor da indemnização que a seguradora paga ao tomador do seguro.

Em suma, a definição da franquia é um dos aspetos com maior influência na definição do preço de um seguro automóvel. Sem dúvida que ter um seguro com um prémio mais baixo pode ser bastante aliciante. Contudo, associado a esse prémio baixo está, na grande maioria dos casos, um valor de franquia mais alto. É importante ponderar bem a sua decisão e escolher aquilo que mais o beneficia: optar por um seguro com franquia mais baixa (podendo correr mais riscos e tendo mais despesas a seu encargo em caso de acidente) ou se prefere, antes, pagar um preço mais alto, mas ter uma franquia mais baixa.

Solicite-nos uma simulação do seu Seguro Automóvel.

Informe-se e fique a conhecer o seguro mais adequado às suas necessidades. Caso necessite, conte com a Eloforte para o ajudar no esclarecimento jurídico da sua situação específica.