“Spread” certamente já ouviu este termo imensas vezes e, muito provavelmente, em contextos de atividades bancárias ou financeiras- taxas de juro ou ofertas de crédito, por exemplo. Mas sabe, realmente, o que significa?

O spread é um valor que está integrado nas taxas de juro cobradas pela instituição que lhe confere um crédito, e o seu montante representa encaixe financeiro para o credor. Em linguagem mais simples, é, nada mais nada menos, que o valor que um banco lhe pode cobrar por lhe emprestar dinheiro. Assim, é a forma que os mesmos têm de obter lucro sempre que fazem um empréstimo a um cliente.

O valor da taxa spread não é fixo. Antes pelo contrário: é um valor percentual que varia consoante alguns fatores, nomeadamente:

  1. Risco do empréstimo
    Cada vez que concede um empréstimo, a instituição credora ou o banco assume que está a correr um risco. Desta forma, quanto maior for o risco, naturalmente, mais elevado será o spread.
  2. Valores praticados no mercado
    No momento de decidir qual o valor da taxa spread a aplicar, os bancos tendem a olhar para o mercado e analisar quais são as práticas dos seus concorrentes. Desta forma, ambicionam garantir que conseguem oferecer condições mais vantajosas aos seus clientes.
  3. Relação com a instituição credora
    Se já recorreu aos serviços e produtos financeiros do banco ou instituição ao qual está a pedir um crédito, e se o “histórico” dessas experiências for positivo, é bastante provável que consiga obter um acordo mais favorável para si.
  4. Poder negocial
    O poder negocial de um cliente resume-se na sua capacidade de exercer “pressão” sobre a instituição credora, com o intuito de conseguir chegar a acordos mais benéficos. Assim, para aumentar o seu poder negocial, é importante que esteja informado sobre as ofertas disponíveis no mercado e as suas condições e usar isso a seu favor para negociar.
  5. Custo financeiro
    O valor do spread também é influenciado pelos custos operacionais que o banco tem para lhe poder conferir um empréstimo. Assim, é expectável que quanto mais altos forem esses custos, mais alto seja o spread.

Solicite-nos uma simulação do seu Seguro Vida Crédito à Habitação.

Analise se o valor que vai pagar a mais pelo spread é superior ou não ao valor que vai poupar no Seguro. Caso necessite, conte com a Eloforte para o ajudar no esclarecimento jurídico da sua situação específica.