Escolher o seguro automóvel que melhor responde às suas necessidades pode ser um processo demorado e que requer bastante pesquisa e dedicação. É inegável que são imensas as seguradoras que, no mercado, disponibilizam um vasto conjunto de serviços. Contudo, estes podem nem sempre ser os mais adequados para si ou para as suas expectativas.
Assim, para escolher um seguro automóvel que vá ao encontro daquilo que deseja, há um conjunto de aspetos que deve ter em consideração e que o ajudarão a tomar uma decisão mais ponderada e acertada, permitindo-lhe obter aquilo que necessita a um preço justo.
- Pesquisar bem no mercado
O primeiro passo a dar é informar-se sobre aquilo que o mercado tem para lhe oferecer. Não há dúvidas de que existem inúmeras seguradoras que garantem que têm para lhe oferecer o melhor seguro do mercado com as melhores condições. Mas… será isto o mais adequado para aquilo que necessita? Consulte diversas seguradoras e conheça as suas propostas.
Sabia que, por exemplo, os bancos também lhe podem oferecer seguros? De facto, também pode celebrar um contrato de seguro com um banco. Por vezes até se torna vantajoso uma vez que se tiver as suas poupanças guardadas num desses bancos pode, inclusive, beneficiar de um preço mais competitivo e apelativo.
- Esteja consciente daquilo que precisa
Saber quais são as suas necessidades é fundamental para escolher o melhor seguro automóvel para si. Deve interrogar-se sobre um conjunto de fatores, como por exemplo: o carro é recente ou é mais antigo? Circula todos os dias ou esporadicamente? Realiza grandes viagens ou pequenas deslocações? Tudo isto são aspetos que vão ser decisivos na determinação do seguro a contratar uma vez que lhe vão permitir escolher quais as coberturas que faz sentido, ou não, incluir na sua apólice de seguro.
- Recolha o máximo de informação junto das seguradoras
Há informações que são vitais para a contratação de um seguro. Naturalmente, antes de contratar o que quer que seja com qualquer seguradora, vai, muito provavelmente, comprar os preços e as ofertas que as mesmas têm para si. Contudo, apesar de importante, este não é o único aspeto a ter em consideração no momento de escolher que seguro quer. Saber, por exemplo, os riscos que estão cobertos em cada uma das opções, conhecer as possíveis franquias e a forma como vão ter impacto no prémio do seguro, estar consciente dos valores das tabelas de bonificação e desvalorização do veículo é também fundamental para que faça uma escolha acertada sobre o seguro a contratar.
- Eleja uma seguradora credível e próxima de si
Escolher uma seguradora de confiança é meio caminho andado para escolher um bom seguro automóvel. É provável que já tenha uma ideia de qual seguradora contratar- seja pela recomendação de um familiar ou amigo ou porque é aquela que lhe oferece um serviço melhor para as suas necessidades, por exemplo- mas ainda não tenha conseguido tomar uma decisão porque quer ter o máximo de informação possível sobre a empresa. Bem… vivemos na era digital, a internet está repleta de informação e nunca foi tão fácil sabermos o que quer que seja de qualquer coisa como é nos dias de hoje. Assim, faça uma pesquisa, procure por testemunhos de clientes que já tenham realizado contratos com a seguradora e perceba qual a sua opinião em relação à mesma, se estão satisfeitos com os serviços e atendimento prestados e já pode decidir de forma mais consciente se pretende, ou não, avançar com o contrato nessa seguradora.
Outro aspeto importante é que escolha uma seguradora próxima de si. Imagine que precisa de pedir ajuda ou uma informação sobre o seguro que contratou, mas elegeu uma seguradora que não se encontra perto de si. Terá de fazer uma deslocação maior até à companhia que escolheu para obter a ajuda que necessita. Assim, é aconselhável que opte por uma companhia mais perto de si ou do seu local de trabalho para que possa, mais fácil e rapidamente, ser ajudado.
- Faça uma simulação
Fazer uma simulação é sempre uma boa opção para ter a certeza de que vai pagar o valor que está a prever. Quantas histórias já ouviu de pessoas que se sentiram enganadas por assinarem um contrato e sem o lerem na íntegra? Pois é, as letras “pequeninas” podem fazer toda a diferença em qualquer contrato e a verdade é que ainda há uma parte significativa de pessoas que não lhes presta a atenção devida.
Assim, para que não corra riscos, é aconselhável que faça uma simulação online ou peça à própria seguradora para lhe fazer uma simulação em papel e verifique se o valor que tem realmente a pagar é aquele que está a prever.
- Negoceie preços adaptados e adira ao prémio anual e débito direto
Existem coberturas obrigatórias e valores tabelados, previstos por lei, que qualquer seguro automóvel tem de possuir e que são praticamente idênticos de seguradora para seguradora. Contudo, existe outro conjunto de coberturas que podem ser incluídas na apólice e que lhe garantem uma cobertura de riscos mais alargada. Se as coberturas habituais que a seguradora que pretende contratar lhe oferece não são aquelas que podem ser mais benéficas para si, pode tentar negociar com a mesma de forma a poder substituir aquelas que prevê nunca precisar por outras que sejam do seu interesse. Desta forma pode, consequentemente, conseguir um preço mais baixo para o seu seguro.
Outra coisa que deve considerar, se se sentir confortável com este método, é aderir às modalidades de pagamento mais diretas e simples. É importante porque praticamente todas as seguradoras cobram taxas de fracionamento do prémio e comissões de processamento de mensalidades. Assim, se optar por pagar o seguro se forma anual em vez de mensal vai acabar por pagar menos, uma vez que não lhe são cobradas essas taxas, garantindo que mantem o preço do seguro que escolheu o mais baixo possível.
Solicite-nos uma simulação do seu Seguro Automóvel.
Informe-se e fique a conhecer o seguro mais adequado às suas necessidades. Caso necessite, conte com a Eloforte para o ajudar no esclarecimento jurídico da sua situação específica.