Todos sabemos que o exercício regular é importante para os cães – e fazer exercício com eles é não só uma excelente maneira de também se manter em forma, como de fortalecer os laços com o seu fiel amigo.
«Há exercícios apropriados para todas as raças de cães», refere Caroline Wilkinson, especialista em comportamento animal e fundadora do site de treino de cães, Barket Place. «Trata-se apenas de descobrir o exercício mais adequado para o seu cão». Quando o fizer, tenha em consideração a raça.
Antes de mais, projeta-se e solicite-nos uma simulação do seu Seguro Animal.
Quaisquer que sejam as capacidades do seu cão, apresentamos 4 opções de exercício que pode fazer com ele – com diversão garantida para ambos!
- Percursos de obstáculos e corridas divertidas
Em Portugal, nos últimos anos, verificou-se um aumento da popularidade e do número de provas de Agility para cães e por uma razão muito simples: com luzes, fossos de bolas, túneis e insufláveis, são uma forma realmente divertida, tanto para os cães como para os seus donos, de fazer exercício cardiovascular.
- Ioga
Se calhar nunca pensou que o ioga pudesse ser um exercício para si e o seu cão, mas a verdade é que o seu animal pode acompanhá-lo. «O ioga canino tem três benefícios principais», diz Wilkinson. «Ajuda a fortalecer e a alongar os músculos; promove a calma ao atuar ao nível do sistema nervoso parassimpático; e ajuda a melhorar as capacidades de comunicação entre os cães».
- HIIT
O HIIT (treino intervalado de alta intensidade) implica intercalar exercícios que aumentam o ritmo cardíaco com períodos curtos de repouso. Não só é um tipo de exercício eficiente, como a investigação tem mostrado que, entre outros benefícios, melhora a saúde cardiovascular, promove a perda de peso e é benéfico para a pressão sanguínea.
Embora os cães não possam fazer saltos em estrela ou burpees, vão gostar de se exercitar consigo. Porque não experimenta atirar-lhe uma bola para ele a ir buscar, e ver quantas flexões consegue fazer antes de ele voltar, ou jogar à tração da corda com a corda preferida do seu cão? Ou ainda intercalar sprints de um minuto com uma caminhada de 20 segundos acompanhado pelo seu cão
- Nadar
Poderá não conseguir levar o seu cão a determinadas praias, mas não faltam oportunidades para dar um mergulho com ele. Existem praias vigiadas e piscinas especiais que permitem que os donos e os cães nadem em conjunto; nadar no mar, rios ou lagos é popular e pode até fazê-lo em locais vigiados para maior segurança. Saiba quais são as 50 praias de Portugal onde pode levar o seu cão.
Uma vez que a água suporta parte do peso, «esta é uma atividade de baixo impacto», destaca Wilkinson, particularmente benéfica «para os cães que estão a recuperar de alguma lesão».
Com tanta atividade e exercício, o seu cão ficará em forma em três tempos – tal como o dono, que o acompanha. A atividade física e ao ar livre são fundamentais, mas certifique-se de que a saúde do seu animal está em dia.
Faça o seu seguro animal na Eloforte e tenha descontos nos valores de consultas, vacinas, exames, internamentos e cirurgias!