A partir do dia 6 de julho de 2022, todos os carros novos que forem vendidos, irão contar com um sistema limitador da velocidade a que circulam. Esta nova regra será aplicada a todos os veículos dentro da UE (União Europeia).
O limitador de velocidade, também conhecido por AIV (assistente inteligente de velocidade), terá de ser implantado por todas as marcas fabricantes de automóveis em todos os seus modelos.
É importante referir que a partir de 2024, estes limitadores de velocidade serão impostos a todos os carros em comercialização, não importa o ano em que foram produzidos.
Antes de mais, projeta-se e solicite-nos uma simulação do seu Seguro Automóvel.
Qual é o objetivo desta nova medida?
Uma eco-condução permite:
- Reduzir ao máximo o número de acidentes e mortes nas estradas europeias.
A meta oficial é baixar 20% o número de mortes, o que significaria menos 25 mil óbitos em 15 anos.
Os sinistros em Portugal acontecem todos os dias, como já todos sabemos, então, para a segurança de todos, é importante tentar contrariar as principais causas no nosso país.
Como vão funcionar os limitadores de velocidade?
Tal pode ser feito através de dois processos:
- Através de GPS, onde se consegue obter a informação da localização exata de um automóvel, além do seu destino. Acompanha os condutores em todos os momentos, e, com acesso a uma base de dados, têm informação sobre o limite máximo da velocidade a que deve circular;
- Através de uma câmara, que apoiada num software, consegue saber os limites de velocidade da estrada em que o veículo se encontra. Assim, consoante se muda de estrada, a mesma câmara conseguir detetar os novos limites máximos de velocidade.
A Comissão Europeia pretende ativar esta medida e daqui a 2 anos avaliar os seus resultados e impacto.
Conduza em segurança!
Solicite-nos uma simulação do seu Seguro Automóvel.